Depoimento dos Bolsistas

O Instituto Apoia é uma instituição sem fins lucrativos que visa impactar a educação no Brasil por meio do suporte a jovens que demonstram talento mesmo em condições totalmente adversas, estimulando a valorização do estudo e gerando oportunidades de transformação.


Nicoly de Paula Silva

“Quero muito agradecer ao Instituto Apoia e seus colaboradores, que acreditaram no meu potencial e me deram a chance de estar a cada passo mais próxima dos meus objetivos acadêmicos. Graças a vocês conseguirei expandir meus conhecimentos, transmiti-los as outras pessoas e também ter um estudo de qualidade.

Idade: 14 anos
Origem: Santa Isabel/SP
Escola de origem: Escola Pública Estadual Major Guilhermino
Escola que irá estudar: Colégio Objetivo da Av. Paulista
Sonho: Ser uma arquiteta

Nasci em Santa Isabel, uma pequena cidade no interior de São Paulo em 18 de Janeiro de 2003. Moro com meus pais e meus dois irmãos, Igor e Felipe, sendo eu, a irmã do meio. Cresci em um ambiente familiar estável, onde meus pais sempre me ensinaram a respeitar a todos como iguais e durante minha vida, a obtenção desses ensinamentos foram essenciais para minha formação como pessoa e como estudante. Apenas meu pai que trabalha, pois com o nascimento de meu irmão mais novo, Felipe, minha mãe teve que sair do emprego para poder nos dar um maior cuidado. Meus pais nunca deixaram faltar nada em casa, porém, nunca tiveram condições de pagar uma escola particular.
Fui alfabetizada aos seis anos e desde então comecei a ver o mundo com outros olhos. Lembro-me que na época me senti maravilhada, pois quando pequena tinha muito medo de não conseguir aprender a ler e a escrever.

Aos sete anos comecei a me destacar na escola, pelas minhas notas e meu comportamento durante as aulas. Recebia vários elogios de meus professores, o que fez com que as atitudes de meus colegas de classe mudassem. [...] Com oito anos minha mãe me matriculou em um curso de piano pela prefeitura. Estudei lá durante quatro anos, depois desse período tive que parar, pois tratava-se de um projeto social com um tempo determinado. Porém, nunca parei de tocar e treinar, pois isso tornou-se minha paixão, um momento de reflexão e paz. Entrei na escola pública estadual Major Guilhermino aos 11 anos, e desde então, venho sendo destaque para os professores pelas minhas médias. Fiz duas vezes a prova da ETEC para treinar e testar meus conhecimentos, sendo aprovada em ambas, porém, me destacando no segundo processo seletivo com a 4a colocação. No começo desse ano me inscrevi para o processo seletivo OSI (Olímpicos de Santa Isabel), conseguindo boa colocação e ganhando medalha de bronze. Acredito que o estudo é algo primordial na formação das pessoas. E como minha mãe sempre me disse: “Nada é impossível, basta você estudar e se esforçar.”

“Quero muito agradecer ao Instituto Apoia e seus colaboradores, que acreditaram no meu potencial e me deram a chance de estar a cada passo mais próxima dos meus objetivos acadêmicos. Graças a vocês conseguirei expandir meus conhecimentos, transmiti-los as outras pessoas e também ter um estudo de qualidade. Se não tivesse esse apoio, muito difícil seria conquistar tudo o que consegui até agora e tudo que poderei obter e retribuir para com as pessoas, sendo um dia uma boa arquiteta e visando primeiramente o bem estar social da população, construindo casas com ajuda do governo para pessoas de baixa renda e melhorando até mesmo pequenas coisas que fazem uma grande diferença na sociedade. Agradeço novamente a oportunidade única que estou tendo e vou me esforçar ao máximo para conseguir alcançar meus sonhos, pois “O passado é aprendizado, o presente nós vivemos e o futuro nós construímos.”

Nicoly
Santa Isabel, 13 de novembro de 2017


Próximo
Depoimento