Depoimento dos Bolsistas

O Instituto Apoia é uma instituição sem fins lucrativos que visa impactar a educação no Brasil por meio do suporte a jovens que demonstram talento mesmo em condições totalmente adversas, estimulando a valorização do estudo e gerando oportunidades de transformação.


Wagner de Oliveira Junior

“Agradeço a essa grande oportunidade que vocês do Instituto Apoia estão me oferecendo uma oportunidade que tirarei todo proveito para chegar ao meu objetivo, obrigado por acreditar no meu potencial e se juntar a mim em busca dos meus sonhos.”

Idade: 14 anos
Origem: Santa Isabel/SP
Escola de origem: Colégio Artur Ferreira
Escola que irá estudar: Colégio Etapa
Um desafio de vida: superou a epilepsia e agora se dedica exclusivamente aos estudos

“Aos três anos e onze meses superei um problema de saúde”. Essa notícia abalou minha família e a maior preocupação era quanto as consequências poderia trazer junto a elas. Minha família se reuniu e decidiu fazer de tudo para que eu tivesse uma vida normal assim como qualquer garoto. Motivado por um amor incondicional de ótimos professores comecei a ler pouco antes dos 5 anos, então minha família percebeu que era possível ter um certo diagnóstico através do meu desempenho escolar, o qual meus familiares passaram a acompanhar de forma muito lúdica e divertida me fazendo pegar gosto pelos estudos porque cada parabéns recebido na escola era recebido como uma festa principalmente por meus avós que sempre tiveram muita fé que era possível.
Os anos se passaram sempre seguidos de boas notas e também pela superação da doença.


Participei de um concurso proposto pelo Ministério do Trabalho o qual ganhei o primeiro lugar junto a um computador que contribuiu na confecção de trabalhos escolares mais elaborados. Vendo em mim um certo potencial a diretora e professores me aconselharam a participar de uma organização fundada por Marcos Antônio e administrada por Teresinha Pedroso a OSI (Olímpicos de Santa Isabel). Com a OSI consegui uma bolsa de estudos para o Ensino Fundamental no Colégio Artur Ferreira. Ainda na OSI passei a dar aula esporadicamente como professor substituto, ainda que eu não tenha chegado no 1°Ano do Ensino Médio, que é um dos requisitos para ser professor além de um bom desempenho escolar. Foi daí que eu conheci o Instituto Apoia. Não tenho muito contato com meu pai biológico mas tenho como uma grande referência meu avô e padrasto que sempre me incentivou nos estudos e me serviu como incentivo. Na época em que recebi a bolsa de estudos no colégio Artur Ferreira minha mãe ficou com medo de aceitar de imediato pois somente meu padrasto trabalhava e era necessário pagar o material, sem pensar duas vezes ele aceitou pois como ele disse "essa foi uma conquista dele então ele vai estudar sim, ainda que fiquemos apertados a educação é fundamental para o crescimento do homem".

“Talvez antes do Instituto Apoia e da ajuda de seus colaboradores eu não conseguisse chegar onde estou hoje e conquistar o que ainda me espera, mas agora é diferente, estou prestes a entrar para uma excelente escola graças a vocês. Poderei ampliar meus conhecimentos e utilizar isso para retribuir a chance que estão me dando. Com essa oportunidade posso, futuramente, ajudar as outras pessoas com o conhecimento, que me esforçarei para obter, durante esses próximos 3 anos em que vocês estarão investindo em mim; três anos esses que sem esse apoio seriam totalmente diferentes e mais difíceis de alcançar as próximas conquistas. Tenho como meta fazer faculdade de engenharia da computação no ITA, com isso poder ajudar a sociedade em geral com meus projetos pessoais sendo um deles trabalhar juntamente com a área de medicina desenvolvendo programas que venham ajudar no tratamento e prevenção de doenças relacionadas ao cérebro, uma vez que por 10 anos fui paciente, tratando epilepsia e sei o quanto isso é cruel. Mais uma vez agradeço a essa grande oportunidade que vocês do Instituto Apoia estão me oferecendo...uma oportunidade que tirarei todo proveito para chegar ao meu objetivo, obrigado por acreditar no meu potencial e se juntar a mim em busca de meus sonhos.

Wagner
Santa Isabel, 22 de outubro de 2017


Próximo
Depoimento